Sabe o que é o Capital de Giro?

Como calcular o capital de giro?

A maioria dos proprietários de pequenas empresas acredita que o capital de giro é apenas o dinheiro que a empresa tem em uma conta bancária. Mas não só isso! O capital de giro é calculado somando o ativo circulante (caixa, contas a receber e estoques) menos o passivo (dívidas e despesas que devem ser quitadas nos próximos 12 meses). Por meio dessa conta, podemos calcular as reservas reais de recursos que sua empresa deve arcar para custos de produção e manutenção, além de qualquer emergência.

Quanto devo ter de crédito rotativo?

O valor destinado ao capital de giro depende da forma de atuação da empresa. Algumas empresas sofrem muitos choques de mercado em determinadas épocas do ano, por isso, mesmo em momentos difíceis, precisam de mais recursos para garantir a continuidade da produção. Outro caso clássico de empresa com necessidade de aumento de capital é que está passando por um rápido crescimento e demanda por serviços e produtos insatisfeitos. Para atender a essa demanda, além de reabastecer, ela também precisa contratar e treinar funcionários. Isso significa gastar mais dinheiro antes que a organização possa se beneficiar do crescimento das vendas.
Principais maneiras para conseguir capital de giro

Venha conosco, como seu SME pode arrecadar fundos adicionais quando seus recursos se esgotam.

Antes de você precisar fazer tudo isso, conheça a DinDin Pag, onde você consegue trabalhar sem capital de giro e ter altos rendimentos com o networking e colaboração da rede da Franquia, baixe o material e saiba mais Clicando aqui.

1. Adiantamento de recebíveis

Sua empresa receberá pontos nos próximos meses? Portanto, a maneira mais barata de obter rapidamente os fundos necessários é fazer pagamentos antecipados de recebíveis de crédito (incluindo cheques ou créditos eletrônicos). A principal vantagem é que você não precisa esperar 30 ou 60 dias para receber a receita das vendas.
Porém, a desvantagem é que o banco vai descontar uma determinada taxa de juros para realizar esse serviço, o que faz com que o título perca parte de sua rentabilidade no processo. Mas, por exemplo, essa taxa de juros é menor do que a taxa de juros que queremos tomar emprestado. Embora seja uma boa escolha, tente usá-lo quando realmente precisar.

2. Empréstimos Bancários

Se você não tem nada a receber, pegar um empréstimo é uma opção para levantar capital adicional para o seu negócio. No entanto, é preciso muito planejamento. A primeira coisa é saber exatamente o valor que você precisa e, o mais importante, quando você poderá saldar a dívida. Trabalhe com prazos realistas, sem muito risco, considerando que algum imprevisto pode estar vindo em sua direção. Pesquisa também é a palavra-chave quando se trata de pedir dinheiro emprestado. Descubra em detalhes todas as linhas de crédito disponíveis em vários bancos antes de fechar uma transação e sempre faça simulações detalhadas. Você deve sempre respeitar o valor mínimo da fatura, mas sempre pagar o valor máximo para pagar o valor total de cada parcela, para não ter que pagar juros extras ao banco.

3. Conta garantida

Uma conta garantida é um tipo de linha de crédito rotativo muito semelhante a um cheque especial, mas com taxas mais acessíveis. É um limite de crédito fornecido pelo banco com base em algum tipo de garantia, por exemplo, contas a receber da sua empresa na forma de cheques, duplicatas, empréstimos eletrônicos. Sua empresa apresenta ao banco os empréstimos que são descontados se não houver saldo suficiente em sua conta corrente para cobrir as despesas que você teve. Antes de conceder este empréstimo, o banco analisa vários fatores de sua organização, incluindo capacidade de pagamento, fluxo de caixa, créditos anteriores, situação cadastral (SPC e Serasa), capacidade de geração de receita. Como você sabe que pode cumprir com suas obrigações, seu banco poderá oferecer taxas de juros muito mais baixas do que as utilizadas no cheque especial.

4. Empréstimo com garantia de veículo?

Conhecida como refinanciamento de veículos, essa linha especial de crédito é destinada a consumidores que possuem um veículo e desejam utilizá-lo para obter um empréstimo pessoal muito mais barato. Nesse modelo, o carro é vendido ao banco apenas durante o vencimento da dívida (não muda para o nome do banco). Em geral, as instituições financeiras aceitam veículos menores de 15 anos para serem vinculados à liberação de recursos. Durante o período em que a taxa média de juros do cartão de crédito na faixa de 345% ao ano, e o cheque especial for cobrado adicionalmente a uma taxa de juros anual superior a 300%, é possível a contratação de empréstimo pessoal com garantia de veículo com juros de 24,90% ao ano (correspondente a 1,87 % ao mês), uma das taxas mais baixas do mercado. No caso de um crédito com garantia de veículo, a taxa de juros é menor devido ao menor grau de risco que as instituições financeiras que atendem a esse tipo de produto em decorrência da garantia concedida.

5. Corte de gastos

Manter é mais importante do que recuperar capital de giro! Faça uma análise de custos da sua empresa. Mas não corte tudo na sua frente! Em tempos de desespero, muitas vezes acontece que o administrador corta alguns recursos de que a empresa precisa.

Economize todas as despesas e simplesmente reduza o que não afeta a produtividade, o bem-estar dos funcionários e a qualidade do atendimento ao cliente. Envolva sua equipe e estabeleça metas internas para reduzir custos, mas lembre-se de recompensar quando elas forem alcançadas.

Estas são as principais formas de obter recursos para o seu negócio. Ter uma reserva adicional pode impactar na sobrevivência do mercado. Quando se trata da parte financeira da empresa, tudo tem que ser planejado no curto e no longo prazo. O segredo é não perder o controle.

Por trabalhar diretamente com uma fintech de meios de pagamento, você será fonte de capital de giro para milhares de empresas, graças às quais encontrará mais oportunidades de mercado, sem ter que comprar equipamentos na DinDin Pag, não será necessário seu capital de giro, um dos maiores entraves do empreendimento baixe a nossa apresentação e entenda mais sobre o negócio clicando aqui.